segunda-feira, 7 de junho de 2010

Cinco maravilhas geológicas que você provavelmente não conhece

1.Chocolate Hills - Filipinas:

Composta por cerca de 1.268 colinas perfeitamente em forma de cone sobre uma propagação de mesmo tamanho em uma área de mais de 50 quilômetros quadrados, esta formação geológica bastante incomum, chamada de Chocolate Hills, está localizada em Bohol, Filipinas. Há uma série de hipóteses sobre a formação dos montes. Estas incluem simplesmente o intemperismo da rocha calcária, vulcanismo sub-oceânico, a elevação do fundo do mar e uma teoria mais recente, que sustenta que, um antigo vulcão ativo vomitou enormes blocos de pedra, que foram então cobertos com calcário e depois arremessado para o leito do oceano.

2. Wave Rock – Austrália:
A Wave Rock é uma formação rochosa natural localizada no oeste da Austrália. Seu nome Deriva do fato de que ela é moldada como uma onda quebrando em alto mar. O afloramento total abrange vários hectares, a "onda" da rocha é de cerca de 15 metros de altura e cerca de 110 metros de comprimento. Um aspecto da Wave Rock raramente mostradas nas fotografias é o muro de contenção na metade do caminho até a rocha. Esta segue os contornos e permite que a água da chuva seja coletada em uma represa. Foi construído em 1951 pelo Departamento de Obras Públicas, e as paredes são comuns em muitas rochas similares no Wheatbelt.

3.Porta do Inferno – Uzbequistão
Chamado por moradores de a porta do inferno, este lugar no Uzbequistão situa-se perto da pequena cidade de Darvaz. Quando os geólogos fizeram uma perfuração de gás, há 35 anos, de repente, encontraram uma caverna subterrânea, que era tão grande, muito profunda debaixo da terra, em todo o local da perfuração. Ninguém se atreveu a ir para lá porque a caverna estava cheia de gás, e desde então, tem queimado. Ninguém sabe quantas toneladas de gás foi queimada por todos esses anos, mas parece ser infinita.

4.Olho do Saara – Mauritânia
Este relevo espetacular na Mauritânia, na parte sudoeste do deserto do Saara é tão grande com um diâmetro de 30 milhas que é visível do espaço. Chamado Estrutura Richat - ou o Eye of the Sahara - inicialmente se acreditava que a sua formação teria origem pelo impacto de um meteorito, mas agora os geólogos acreditam que é um produto de soerguimento e erosão. A causa de sua forma circular ainda é um mistério.

5.Grande buraco azul – Belize
Parte da Lighthouse Reef System, o grande buraco azul (Great Blue Hole) fica a cerca de 60 milhas ao largo de Belize City. Um grande buraco, quase perfeitamente circular, com cerca de um quarto de milha (0,4 quilômetros) transversalmente, é um dos locais de mergulho mais impressionantes que se pode encontrar na Terra. Dentro deste buraco, a água possui 480 pés (145 m) de profundidade e é a profundidade da água que dá a cor azul profundo que faz com que essas estruturas em todo o mundo serem conhecidas como "buracos azuis".

Fonte:http://masti2mail.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário