quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Presentes sustentáveis: uma lista para todos os gostos


Se ainda não fez todas as compras de Natal e deixou para a última hora as decisões mais difíceis, não desespere.Veja algumas ideias para prendas de Natal sustentáveis que poderá acrescentar ainda, e rapidamente, à sua lista.
Numa época em que a situação económica em geral pede alguma restrição financeira porque não opta, por exemplo, por oferecer serviços, ou melhor, os seus serviços. Além de inédita, quase na certa, esta oferta permite dedicar-se, de corpo e alma, à pessoa em questão, como sugere a época, e satisfazer uma necessidade real dessa mesma pessoa. Ofereça-se para tomar conta das crianças, passear os animais, cozinhar, fazer uma massagem... As opções podem ser inúmeras e vastas, basta dar asas à imaginação. Pode ainda «embrulhar» a ideia num «vale» feito por si.
Outra ideia sem impactes de maior passa por «confeccionar» o presente. Porque não reservar um pouco de um serão para fazer uns biscoitos, bolachas ou muffins, que podem ser simplesmente colocados numa caixa, cesto ou papel apropriado e fazer as delícias de qualquer um? Opte por uma receita simples, vai ver que precisa de menos tempo do que pensa e o resultado vai valer a pena.Oferecer tempo
Se não tem tempo para «dar» tempo ou prefere comprar algo, porque não opta por uma experiência? Desde bilhetes para concertos ou espectáculos, participação em eventos desportivos, experiências radicais, de aventura, de degustação, ou em workshops são possibilidades. Também pode considerar experiências em Spas, hoje com as mais variadas terapias disponíveis. Este tipo de presente tem a vantagem de, habitualmente, deixar sensações únicas que perduram para lá de um «presente» comum. Além disso, podem ser adquiridos facilmente via internet, existindo várias empresas que disponibilizam estes produtos.
Sustentável, sem dúvida, é o recurso a presentes já usados. Se algum dos seus amigos ou familiar é fã de objetos antigos ou colecciona algum tipo de objetos ou materiais, nada melhor do que optar por este tipo de soluções. O ambiente não se ressentirá se «reutilizar» um objeto já existente. Para os outros, e para não correr o risco de «ofender» ninguém, com a oferta de objetos de segunda mão, opte por roupa vintage, livros ou CD de segunda mão, equipamentos desportivos usados, brinquedos ou instrumentos musicais de segunda mão. Existem lojas especializadas com este tipo de produtos.
E se até aqui ainda não conseguiu preencher a lista de compras de Natal em falta, então não perca tempo. Na hora de comprar procure malas ou sacos que reutilizam vários materiais como telas de publicidade, têxteis, borracha, entre outros; uma jarra que armazena os raios de sol, durante o dia, e que é luz de presença, à noite; um saco para a roupa suja confeccionado a partir de t-shirts recicladas; um candeeiro LED, com entrada USB para computador portátil; um botão que “adormece” e “acorda” o computador sempre que necessário, com entrada USB; uma pen drive com 1G de memória, feita em plástico 100 por cento reciclado; agendas e blocos de notas feitos com polpa de bambu 100 por cento reciclado.
Para presentes surpreendentes pode compensar as emissões de carbono associadas ao dia-a-dia de um agregado familiar (habitação), durante um ano ou compensar as emissões de um automóvel, em determinado percurso, durante um ano. Procure as empresas que disponibilizam presentes de baixo carbono.Lembre-se que nesta altura do ano o ambiente não deve de ficar em segundo plano. Presentes verdes já não são «uma visão do futuro», são a consciência do que somos hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário