quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A nova revolução francesa

iOn: primeiro Peugeot elétrico chega em 2010

A meta é ambiciosa. Ter 2 milhões de carros elétricos nas ruas até 2020. Esse plano, apresentado no mês passado pelos ministros Jean-Louis Borloo (ecologia e energia) e Christian Estrosi (indústria), inclui 14 ações tachadas de concretas pelo governo francês para garantir que os veículos elétricos sejam viáveis para a população. O primeiro passo é ter os carros. Os quatro primeiros modelos “made in France” chegam no próximo ano e já contarão com um bônus de 5 000 euros para sua aquisição – válidos para qualquer veículo que emita menos de 60 gramas de CO2 por quilômetro.
O próprio governo planeja ter até 2015 uma considerável frota de 100 000 veículos elétricos. Para isso, dá-lhe energia: serão construídos, até 2020, 4,4 milhões de pontos de recarga nas ruas, o que demanda um investimento de mais de 4 bilhões de euros – incluindo nessa conta o reforço da rede pública de energia, para suportar a gigantesca demanda. Além desses terminais, os prédios residenciais e comerciais, construídos após 2012, terão de ter, obrigatoriamente, pontos de recarga. O governo também espera que os shoppings e hotéis entrem na dança da energia. Confira abaixo as 14 metas do governo francês, que devem ser cumpridas até 2020.
1) Até 2010: pontos piloto de recarga;
2) Veículos elétricos nos novos projetos da cidade;
3) Ajudar as universidades a desenvolver baterias elétricas;
4) Comprar 100000 carros elétricos até 2015;
5) Subsidiar em 5000 euros o veículo elétrico;
6) Carros elétricos carregados em qualquer tomada;
7) Após 2012: prédios novos devem ter ponto de recarga;
8) Instalar pontos de recarga em prédios antigos;
9) Até 2015: todo prédio deve ter pontos de recarga;
10) Usar o padrão europeu de tomadas;
11) Governos locais devem criar pontos de recarga;
12) Organizar a distribuição da rede de recarga;
13) Nenhuma fonte fóssil deve ser usada para gerar energia;
14) Promover a reciclagem de baterias.

Fonte:Rodrigo Leite

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