terça-feira, 2 de junho de 2009

Siemens apresenta no Fórum Abineetec 2009 tecnologias que vão mudar a matriz energética nos próximos anos


A inclusão de fontes renováveis, como a energia eólica e a cogeração a partir da biomassa levanta questões relacionadas aos modelos de transmissão e distribuição de energia. Novas tecnologias, como o HVDC e Smart Grids deixam de ser tecnologias para um futuro distante e passam cada vez mais a fazer parte do dia-a-dia. Mas, afinal, como irão impactar a cadeia energética? Esses são alguns dos temas que serão abordados por engenheiros e especialistas da Siemens durante o Fórum de palestras ABINEETEC 2009, cujo tema deste ano é: A Indústria Elétrica e Eletrônica em 2020 - Uma Estratégia de Desenvolvimento. O evento ocorre entre os dias 1 e 4 de junho no auditório do Pavilhão de Exposições do Anhembi.
Da Alemanha, virá Samuel Staehle. Oriundo dos laboratórios de pesquisa da IBM, Staehle é o responsável mundial da Siemens pelo sistema Smart Metering, presente em Smart Grids, e irá falar sobre perspectivas da nova tecnologia. De acordo com ele, “soluções econômicas de Smart Grid para operadores da rede de distribuição somente são possíveis através da integração de smart metering, automação da distribuição de energia e tecnologia da informação em uma infra-estrutura única, centralizada em um centro de controle, dirigida para o cliente final”. A sua apresentação terá dois estudos de casos recentes de implantação da nova tecnologia e será no dia 2 de junho, às 10h40.
A demanda por energia segue aumentando e, ao mesmo tempo, pressões demográficas e o aumento da competitividade pedem quantidade de um recurso que hoje ameaça escassear. A Siemens desenvolve tecnologias que ajudem seus clientes na economia de energia e na maior produção, pelo menor custo, e com reduzido impacto ambiental. Durante o fórum, a Siemens apresentará seis palestras sobre as novas tecnologias de geração, transmissão e distribuição de energia que poderão contribuir para o fortalecimento do setor elétrico brasileiro e para o aumento da eficiência das empresas.
A primeira delas será às 16h do primeiro dia do evento, com o tema Serviços em Turbomáquinas de Aplicação Industrial. A apresentação terá como foco a importância dos serviços para potencializar o rendimento e a eficiência energética das turbomáquinas industriais, por Bruno Cardoso. Às 16h30 do mesmo dia será a vez de Agnaldo Bragança mostrar a solução desenvolvida pela Siemens para um gerenciamento mais fácil, rápido e eficiente para usinas térmicas com a apresentação: Sistemas de Automação e Controle SPPA-T3000 e suas Soluções Derivadas.
A preocupação com o meio-ambiente foi agregada de forma definitiva ao conceito de desenvolvimento econômico. Há uma pressão cada vez maior sobre o modelo energético atual. No dia 2 de junho, Eduardo Ângelo, gerente na divisão de renováveis, vai participar do painel Matriz Energética: Sistema Eletrobrás com o tema: Energia Eólica: A Visão da Indústria, Nacionalização e Transferência Tecnológica. A apresentação será às 8h30 da manhã e fará parte do debate voltado. No fim do mesmo painel, Staehle abordará o ponto de vista da distribuição e medição.
De acordo com Paulo Costa, durante sua apresentação - Turbinas a Vapor: Foco em Rendimento -, no dia 4, às 16h, será detalhado como os aspectos construtivos das turbinas a vapor, bem como sua instalação, podem ampliar as condições de eficiência da planta de geração. Qual será o modelo tecnológico mais adequado para incluir as fontes renováveis nos sistemas de transmissão à longa distância? Às 16h40 será a vez de Mário Lemes abordar os novos avanços em transmissão, com redução da perda de energia entre regiões distantes com a apresentação: Sistemas de Transmissão: HVDC / FACTS


Nenhum comentário:

Postar um comentário