segunda-feira, 18 de maio de 2009

Pesquisadores desenvolvem catalisador de células de combustível bimetálico eficaz


Diversos pesquisadores ao redor do mundo estão ocupados para encontrar as melhores tecnologias que resolverão à crise de energia futura. Neste sentido a tecnologia da célula combustível é o melhor recurso após o das fontes de energia renováveis. Uma equipe de cientistas comandada por Younan Xia, professor de engenharia biomédica da universidade de Washington, descobriu um catalisador bimetálico que é mais eficiente do que os outros catalisadores comerciais e poderia permitir um melhor custo com uma tecnologia eficaz para célula combustível.
O catalisador é composto de platina e paládio que suporta ramos dendriticos da platina, que são fixos na nanoestructura, consistindo em um núcleo de nove nanômetros no centro e em sete ramos de nanômetro de platina. Devido a esta razão, pode reduzir o composto do precursor do paládio e a platina com o ácido L-ascórbico, conhecida geralmente como a vitamina C. Além disso, a área de superfície elevada do catalisador é apropriada não somente para células combustíveis, mas para muitas outras aplicações.
Os pesquisadores afirmam que esta técnica é duas a cinco vezes mais eficazes do que catalisadores comerciais. De acordo com o Ministério de Energia, a redução na quantidade de catalisador de platina, que é considerado um dos mais caros, pode diminuir o custo das células combustíveis. Os investigadores estão experimentando ainda outros materiais nobres tais como o ouro que pode ser adicionado aos catalizadores bimetálicos para os converter em trimetalico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário