sábado, 4 de abril de 2009

Ecotecnologia:Baterias ecológicas de lítio produzidas com vírus Geneticamente projetado


Os investigadores do MIT - Instituto de materiais e Tecnologias de Massachusetts - projetaram geneticamente um vírus com o qual poderão construir baterias recarregáveis do Íon-lítio sob a forma de uma película plástica. Estas baterias novas podem então serem usadas em qualquer aparelho ou máquina que necessite energia, como celulares, iPods e às baterias recarregáveis em carros híbridos elétricos.
Como um bônus adicional, as baterias podem ser construídas de uma maneira a não prejudicar o meio ambiente, evitando solventes tóxicos e procedimentos de energia intensiva: “Porque os vírus são organismos vivos, nós tivemos que usar somente solventes a base de água, sem pressão elevada e sem altas temperaturas,” diz Angela Belcher, cientista do Instituto de materiais e Tecnologia de Massachusetts - Cambridge e co-autora do estudo. Previamente, a equipe de investigação do MIT desenvolveu um vírus que poderia produzir na extremidade negativa de uma bateria (o ânodo) um revestindo com o óxido de cobalto e ouro. Em uma maneira muito similar, o novo vírus reveste-se com o fosfato de ferro e prata, criando a extremidade positivas de uma bateria (o cátodo). Os vírus usados neste processo são os bacteriófagos (um tipo de vírus que contamina a espécie de bactérias), os cientistas afirmam que a alteração genética afete um tipo de vírus benigno aos seres humanos.
Cabe sempre ressaltar que este projeto esta em fase de experimentos e que a modificação genética deve ser muito bem analisada, porém, se foram realizados estudos para a avaliação de impacto ambiental e se não houver problemas para a saúde dos seres humanos no futuro esta novidade poderá ser muito boa para o meio ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário