sexta-feira, 17 de outubro de 2008

VW confirma produção de modelos a diesel nos EUA

A Volkswagen oferece alguns dos motores a diesel mais econômicos e limpos da indústria automotiva, mas a oferta de propulsores da empresa nos Estados Unidos é composta por opções a gasolina, sejam elas de quatro, cinco ou seis cilindros. Tal realidade, porém, está para mudar por conta da crise financeira iniciada naquele país. Com a construção da planta local da VW por lá, na cidade de Chattanooga, no Tennessee, a fabricante alemã começará a produzir, em breve, uma nova geração de motores a diesel. Mais limpos, eles serão desenvolvidos exclusivamente para os EUA. E mais: podem compor ainda um avançado sistema híbrido de propulsão, em conjunto com um motor elétrico.
A informação sobre a fabricação de motores a diesel em solo norte-americano foi revelada pelo presidente da companhia nos Estados Unidos, Stefan Jacoby. Em entrevista ao jornal Chattanooga Daily, o executivo revelou que a empresa criará uma versão a diesel para seu novo modelo de médio porte (do tamanho do Fusion, para eles), que será desenvolvido especialmente para o mercado norte-americano e produzido no Tennessee. Isto fará com que a Volkswagen se aproveite da alta demanda por veículos mais econômicos, principal característica dos modelos a diesel, e obtenha vantagem em relação à concorrência. "Nós não vemos qualquer conflito entre negócios, economia e meio ambiente", explicou Jacoby, referindo-se aos novos veículos a diesel. Sobre os híbridos, o executivo não revelou detalhes, mas afirmou que os engenheiros trabalham aperfeiçoando o sistema e o estilo dos modelos.
Espera-se que a Volkswagen crie dois novos modelos sedans, de diferentes propostas, para produção na fábrica de Chattanooga. Um deles seria uma versão um pouco mais barata que o Passat, que competiria com modelos como Chevrolet Malibu, Honda Accord e Toyota Camry. O outro ocuparia o posto do atual Jetta e seria adversário de Chevrolet Cobalt, Honda Civic e Toyota Corolla. A produção na nova planta norte-americana de posse da Volkswagen começa no início de 2011.

Fonte:allthecars

Nenhum comentário:

Postar um comentário