segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Tubarão, um predador voraz que o cinema tornou uma fera monstruosa

Resultado de imagem para tubarões-tigre
Existe mais de 500 espécies de tubarões, com muitos tamanhos e formas diferentes. O maior tubarão (e também o maior peixe) é o gentil tubarão-baleia (Rhincodon typus), que pode alcançar até 12 metros de comprimento. O menor é o tubarão-lanterna-anão (Etmopterus perryi) com apenas 20 centímetros de comprimento. Este minúsculo tubarão é encontrado em águas profundas ao largo da costa da Colômbia e da Venezuela. Há ainda centenas de pequenos e grandes tubarões de várias formas e com uma infinidade de papéis ecológicos importantes no oceano.  
Atualmente, os tubarões são agrupados em nove ordens:
Os Carcharhiniformes 
Resultado de imagem para tubarões-tigre
São alguns dos tubarões mais conhecidos, incluindo tubarões-tigre, tubarões-touro, tubarões de recife, tubarões-martelo e tubarões-gatos. Eles são definidos por um focinho alongado e membrana nictitante, e existem mais de 270 espécies.
A ordem Echinorhiniformes 
Inclui duas espécies: o tubarão espinhoso e o peixe prego. Eles obtêm seus nomes das dentições dérmicas espinhosas que cobrem sua pele, e são tubarões que nadam lentamente nas profundezas dos oceanos.
Os Heterodontiformes 
Resultado de imagem para Bullhead sharks
São tubarões menores, como o tubarão cabeça-de- gato atingindo comprimentos de mais ou menos 150 centimetros, com focinhos semelhantes a porcos e pequenos espinhos em suas barbatanas. Eles vivem no fundo do mar raso em áreas quentes e tropicais dos Oceanos Pacífico e Índico.
A Ordem Hexanchiformes 
Resultado de imagem para cow sharks
Contém os tubarões-vaca, os mais primitivos vivos ainda hoje, com esqueletos parecidos com os dos antigos tubarões extintos, e que só podem sobreviver em águas muito profundas. O que torna esses tubarões únicos são suas fendas branquiais: eles têm seis ou sete fendas branquiais (dependendo da espécie), ao contrário de todos os outros tubarões, que têm cinco.
A ordem Lamniformes
Resultado de imagem para tubarão branco
Possuem 15 espécies, incluindo o grande tubarão branco, o tubarão-frade, o tubarão-boca-grande, o tubarão-duende e o tubarão-debulhador, entre outros. Eles são encontrados em todo o mundo e em águas rasas bem como no oceano profundo. Os embriões desses tubarões alimentam-se dos seus irmãos mais novos enquanto ainda estão no útero.
Os Orectolobiformes 
Resultado de imagem para tubarão-baleia
Têm como curiosidade padrões de pele ornamentadas semelhantes a carpetes. Eles incluem o tubarão-baleia, tubarão bambu e tubarão-enfermeiro ou tubarão lixa.
A ordem Pristiophoriformes 
Resultado de imagem para Pristiophoriformes
Possuem indivíduos de até 150 centímetros de comprimento com focinhos dentados. Depois de detectar as vibrações da presa na água, eles as cortam com suas serras para feri-las ou matá-las. 
A ordem Squaliformes 
Resultado de imagem para tubarão lanterna anão
Inclui uma grande variedade de tubarões - desde o mais pequeno (o tubarão-anão 20 centímetros de comprimento) até o tubarão da Groenlândia quase 7 metros. O que todos eles têm em comum? São ovovivíparos.
Os Squatiniformes 
Resultado de imagem para tubarão-anjo
Possuem como característica principal o corpo plano que eles enterram sob a areia no fundo do mar, como o tubarão-anjo, mas eles têm dentes incrivelmente afiados. Eles ficam à espera de pequenos peixes e lulas e, em seguida, surpreende-os com uma mordida afiada e mortal.

Fonte: https://ocean.si.edu

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...