sexta-feira, 28 de junho de 2013

Cientistas afirmam que plantas são boas em matemática

Enquanto muitas pessoas se sentem gratas por não precisar fazer cálculos complexos no dia-a-dia, plantas dependem justamente de matemática para sobreviver, de acordo com artigo publicado recentemente no periódico eLife. O estudo foi feito por pesquisadores do Centro John Innes (Inglaterra) e teve como modelo a planta Arabidopsis thaliana. “Reservas de amido fotossintético que se acumulam durante o dia nas folhas da A. thaliana diminuem de modo linear à noite para dar suporte a metabolismo e crescimento”, escrevem os autores. “Descobrimos que o índice de declínio é ajustado de modo a acomodar a variação do tempo sem luz e o conteúdo disponível de amido, de modo que as reservas durem quase precisamente até o amanhecer”. 
Os “cálculos” se adequam até mesmo a situações em que a duração da noite foge do padrão ou em que, por algum motivo, a planta precise gastar mais energia. O biólogo Alison Smith destaca que esse processo, além de ser essencial para a planta, pode ser útil na agricultura. “Entender como plantas continuam a crescer no escuro pode ajudar a encontrar novas formas de aumentar safras” 


Fonte: http://elife.elifesciences.org/content/2/e00669

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Bunostegos akokanensis,o lagarto do tamanho de uma vaca

Há centenas de milhões de anos atrás, em uma região desértica que hoje faz parte da Nigéria, vivia o Bunostegos akokanensis, um lagarto herbívoro do tamanho de uma vaca. A descoberta recente de vestígios desse animal sugere que aquela região era tão isolada que tinha um ecossistema praticamente único, com pouca mistura de espécies e quase sem contato com os ecossistemas vizinhos – o clima extremamente seco dificultava tanto a entrada como a saída de animais. 
Vale lembrar que, naquele período, os continentes estavam unidos em uma formação chamada Pangeia, na qual regiões que hoje são separadas por oceanos ficavam próximas umas das outras. O possível isolamento da região onde vivia o B. akokanensis intriga os pesquisadores e deve inspirar novos estudos. 


Fonte: http://www.tandfonline.com

terça-feira, 25 de junho de 2013

Será que as serpentes são inteligentes o suficiente para abrir uma porta? Veja o vídeo!!


Se você sofre de ophidiophobia - um medo irracional de cobras - você pode querer pensar duas vezes antes de assistir o vídeo acima. E se você acha que a Píton albina birmanesa abriu a porta puramente por acaso, saiba disso: As serpentes e outros répteis são surpreendentemente inteligente. Um estudo de 2011 publicado no Journal of the Royal Society: Biology Letters, descobriu que lagartos são inteligentes o suficiente para resolver quebra-cabeças para ajudá-los a encontrar comida, e podem adaptar-se rapidamente às mudanças nesses quebra-cabeças, o que significa que são tão inteligentes como alguns outros vertebrados. 

Fonte: http://www.livescience.com

sábado, 1 de junho de 2013

Você sabe qual é a melhor forma de matar mosquitos?


Mosquitos e pernilongos até tentam agradar tocando aquelas maravilhosas sinfonias para você durante a noite, mas você não suporta os bichos que tiram seu sono e, de quebra, seu sangue? Então conheça a melhor forma de se livrar desses insetos:Para começar os mosquitos não são apenas irritantes. Eles podem espalhar a dengue e são culpados de transmitir malária para 250 milhões de pessoas ao redor do mundo todos os anos. Para mantê-los longe você pode usar repelentes ou inseticidas. Também há algumas armadilhas para o mosquito – desde luzes artificiais até adesivos onde eles caem e ficam grudados até a morte.
Mas a forma mais radical de matar mosquitos foi produzida por uma empresa americana, a Intelectual Ventures, cuja sede é localizada em Washington. A idéia era usar aparelhos que uma pessoa comum tem em casa para fabricar uma verdadeira máquina assassina de insetos.Usando um aparelho Blu-ray, uma impressora laser e uma câmera digital, a empresa fabricou uma espécie de cerca para ser colocada ao redor de sua casa. O sistema é feito com dois tipos de lasers. Um dos lasers sente quando o mosquito está se aproximando e ativa o outro que, por sua vez, acaba com a raça do mosquito.A cerca detonadora de mosquitos ainda não está a venda, mas a empresa promete que irá revelar os segredos do aparelho e, por alguns milhares de dólares gastos em eletrônicos, você poderá fabricar sua própria cerca.Mas será que antes de detonar seu aparelho Blu-ray, sua impressora e sua câmera gastando “alguns milhares de dólares” não é mais vantagem gastar os mesmos milhares e comprar o aparelho pronto (e com garantia)? 

Fonte: http://www.livescience.com