quarta-feira, 30 de maio de 2012

Como seria o mundo se não precisássemos dormir?

Hoje uma noite em claro é suficiente para causar um estrago no corpo. Dependemos do sono para guardar energia, curar o cansaço, manter a capacidade de atenção e compreensão. Mas não é assim com todas as espécies. Embora não se conheça uma que fique 100% acordada o tempo todo, algumas nunca apagam completamente. Lagartos não têm sono profundo, só dão uma relaxada. Golfinhos mantêm um hemisfério do cérebro ligado para perceber a presença de predadores e subir à superfície para respirar. Outros mamíferos de grande porte dormem sempre com um olho aberto. Se tivéssemos evoluído para não depender do sono, não gastaríamos um terço da vida reabastecendo o corpo. Isso significa aproximadamente 214 mil horas a mais para gastar por aí, considerando a expectativa de vida do brasileiro. Só que o mundo sofreria alguns ajustes. 
Precisaríamos de mais luz para aproveitar as noites. No Brasil, o aumento do consumo de energia nas casas poderia chegar a 22% - ou 75 mil megawatts -, se considerarmos que as madrugadas seriam como nossas noites de domingo. Precisaríamos de mais quase 7 usinas de Itaipu pra dar conta do recado. Ah, uma notícia ruim: trabalharíamos mais. Ou você pensou que as noites seriam só de curtição? Mas não faltariam compensações: poderíamos comer mais sem culpa e viajar por aí com menos dinheiro e burocracia. Metade do tempo em que estamos acordados é dedicada à labuta, e isso também aconteceria se não dormíssemos. Você trabalharia 50% mais. Já tivemos jornadas de 12 horas no passado, como durante a Revolução Industrial. Naquela época, o trabalho longo aumentou a produtividade e acelerou o desenvolvimento. Seria o mesmo se não dormíssemos. 
Ninguém mais teria quarto para dormir, muito menos cama. Isso não significa apenas que as casas seriam menores. O conceito de privacidade como conhecemos hoje acabaria. Sem a alcova, nudez e sexo não seriam tabu, o que já acontece entre índios e esquimós. Nosso modo de vida seria mais aberto e amigável.O acidente da usina nuclear de Chernobyl e o vazamento de óleo da Exxon Valdez poderiam nunca ter ocorrido: ambos aconteceram no turno da noite, e alguns estudos ligam as catástrofes ao cansaço de funcionários. E o número de mortos nas estradas cairia. No Brasil há 3 mil acidentes por ano por causa de motoristas que dormem ao volante. Ninguém precisaria espantar o sono no expediente ou numa madrugada de trabalho.
O consumo de café cairia pelo menos 10% (equivalente ao número de pessoas que hoje bebem café pra ficar acordadas, segundo pesquisa feita nos EUA). O chá seria popular, para ajudar a relaxar. Enquanto dormimos, o corpo funciona em um "modo econômico": exige 50% menos calorias. Sem o sono, gastaríamos mais energia - e precisaríamos de mais comida para repor o estoque. Seriam cerca de 530 calorias a mais por dia (um pouco mais do que um Big Mac) para um adulto de 70 quilos. 

 Fonte: http://super.abril.com.br/

terça-feira, 29 de maio de 2012

O incrível poder do mar

O título do vídeo já diz tudo. Simplesmente espetacular!!! Faz nos sentir uma mistura de admiração e medo do que o mar pode fazer. O poder do mar... e dos homens, capazes de fazer coisas que conseguem aguentar suas investidas. As cenas foram extraídas do ótimo documentário Oceanos, resultado de quatro anos de trabalho da dupla francesa de diretores Jacques Perrin e Jacques Cluzaud. A trilha sonora é Lux Aeterna (Dubstep Remix) de Clint Mansell. Aumenta o som, apague a luz, escolha HD com tela cheia para desfrutar melhor.

Clique aqui para ver o vídeo:

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Instante fatal, imagens incríveis de animais clicadas na hora H

O fotógrafo Scott Linstead usou técnicas de flash ultrarrápido para captar movimentos únicos da vida animal, o resultado deste trabalho proporcionou imagens incríveis,veja abaixo:

1- Camaleão velado: 
Mais do que as questões técnicas, o sucesso de uma imagem depende da vontade do bicho em comer fora de seu esconderijo. “Esse tipo de camaleão é ideal porque não se estressa facilmente”, diz o fotógrafo Scott Linstead . 

2-Peixe arqueiro: 
Capturar imagens do animal, que cospe um jato de água para depois abocanhar a vítima, exigiu um trâmite comercial. “Após importar o peixe de Cingapura, o mais difícil foi fazer com que o aquário não refletisse as luzes jogadas sobre ele”. 

3-Coruja-das-torres: 
A imagem foi clicada após uma viagem fotográfica de 38 dias pelo Texas, nos EUA, realizada neste ano. Ganhou um prêmio da Images For Conservation Fund, ONG americana que incentiva esse tipo de produção fotográfica. 

4-Petauro-do-açúcar: 
O “voo” do marsupial foi clicado em um petshop, quando ele fazia a festa depois do horário de funcionamento da loja. Algumas horas foram necessárias até o momento exato do salto do animal, que tem hábitos noturnos 

5-Lagarto de Jesus Cristo: 
Algumas das fotografias de Linstead são tiradas no hábitat natural dos animais. Outras são produzidas cuidadosamente na mesa de sua cozinha ou em locais alugados. Esta aqui, o réptil que leva esse nome por conseguir andar sobre as águas, foi feita em um armazém e demorou uma semana para ser clicada. 

 Fonte: http://revistagalileu.globo.com

domingo, 27 de maio de 2012

Vídeo mostra a natureza bem de pertinho

Espetaculares imagens da natureza vistas bem de perto. Este vídeo é especialmente belo para quem gosta de sair com os filhos ou sozinho mesmo e ficar atento aos detalhes micros da natureza. Deitar na relva e mirar a lente da câmera para uma formiguinha pode nos revelar coisas tão magníficas que estão tão perto e a gente, quase sempre culpando a falta de tempo e a vida atabalhoada, não vê. Filme maravilhoso para ser compartilhado. 

Clique aqui para ver o vídeo:


 Fonte: http://vimeo.com

sábado, 26 de maio de 2012

Você sabia que o Brasil é o país mais atingido por raios?

O Brasil é o país mais atingido por raios em todo o mundo. De acordo com levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o País tem a maior porcentagem de mortos por esse tipo de incidente e sofre mais prejuízos econômicos em decorrência de tempestades elétricas do que os outros. O coordenador do Grupo de Eletricidade, Osmar Pinto Júnior, explica que o território brasileiro é atingido por 70 milhões de raios por ano, ou seja, duas ou três descargas elétricas por segundo.“Os raios costumam ocorrer em regiões tropicais, e como o Brasil é o maior país tropical, é mais fácil ser atingido”, acrescenta o coordenador. 
As descargas elétricas naturais causam um prejuízo anual de US$ 200 milhões ao País, em danos nas linhas de distribuição e transmissão de energia, redes de telefonia, indústrias, telecomunicações, propriedades privadas e também em vidas.Cerca de 100 pessoas morrem anualmente no País após serem atingidas por raios, o que eqüivale a 10% de todas as mortes relacionadas com descargas elétricas no mundo. “Durante o ano, no Brasil, 300 pessoas são atingidas por descargas elétricas e as que não morrem, ficam com seqüelas diversas”, disse o coordenador.Em parceria com a Nasa, que há quatro anos monitora os raios com um sensor no espaço, o INPE elaborou um mapa que mede a incidência dos raios e aponta ainda as regiões do País mais sujeitas aos raios. A principal delas é o sul do Mato Grosso do Sul, onde são registradas 20 descargas por quilômetro quadrado ao ano. 

Clique aqui para ver Raios durante tempestade em Viçosa/MG,






Fonte: Agência Brasil – Portal Terra de Notícias

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Imagens do Sol como nunca o viu

Estas espetaculares imagens do sol foram alteradas para sublinhar as estruturas. Apesar do efeito de grande beleza, a NASA tem o cuidado de acrescentar que este vídeo não tem valor científico.

Clique aqui para ver o vídeo:

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Você sabe de onde veio a água da Terra?

A origem exata da água – que abrange cerca de 70% da superfície da Terra – ainda é um mistério para os cientistas. Muitos pesquisadores acreditam que a água não se constituiu ao mesmo tempo em que a Terra se formava. O líquido teria aparecido depois, após violentas colisões de objetos exteriores à Terra.Os pesquisadores acreditam que qualquer aglomerado de água que existisse no planeta há 4,5 bihões de anos teria se evaporado, em decorrência do sol que era jovem e ainda mais escaldante. 
Planetas como Marte, Mercúrio e Vênus são exemplos disso – demasiadamente quentes para acumular água. Já outros corpos celestes, como as luas de Júpiter e os cometas, estiveram longes o suficiente do sol para reter gelo.O mais possível é que, há aproximadamente 4 bilhões de anos, em um período chamado de “intenso bombardeio tardio”, objetos celestes preenchidos com água na forma de cristais de gelo tenham atingido a Terra, gerando os gigantes reservatórios de água do planeta.Mas você deve estar se perguntando: o que seriam esses objetos? Por muito tempo os astronômos acreditavam que seriam cometas. 
No entanto, medições de água evaporada de vários cometas revelaram que a água presente neles tem um isótopo diferente do que existe na Terra, sugerindo que eles poderiam não ter sido nossa fonte primordial de água.Agora, os astronônomos começam a se perguntar se a resposta para o surgimento de água na Terra estaria no cinturão de asteroides – local onde existem centenas de milhares de asteroides, nos quais já foi encontrado evidências de gelo.Sondas enviadas para explorar esses asteroides nos próximos anos, como a nave espacial Dawn, da NASA, poderão revelar mais sobre a presença de gelo no local e nos ajudar a entender como surgiu a água na Terra. 

Fonte: http://www.lifeslittlemysteries.com

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Você sabia que existem 4.700 asteróides potencialmente perigosos próximos da Terra?

Recentes pesquisas da NASA estimam que existam 4.700 asteróides potencialmente perigosos (PHAs, em inglês) próximos da Terra. Esses asteróides possuem a órbita mais próxima do nosso planeta e têm tamanho suficiente para passar pela atmosfera terrestre e causar danos em grande escala. Desses 4.700 asteróides, pelo menos 1.500 tem mais de 100 metros de diâmetro. Até agora, 30 % deles foram localizados. As novas análises mostram que, ao contrário do que os cientistas imaginavam, esses PHAs estão em órbitas com leve inclinação. Por isso, apesar de terem maior probabilidade de se chocar com a Terra, eles estão mais alinhados à órbita terrestre e são mais brilhantes e menores. 
 Com esses objetos mais próximos da Terra a possibilidade de estudá-los em futuras missões robóticas ou humanas é bem maior. “Tudo o que pudermos aprender sobre esses objetos irá nos ajudar a compreender sua origem e destino. Nossa equipe ficou surpresa ao encontrar tantos PHAs com baixa inclinação. Com a proximidade desses asteróides as investigações serão feitas mais próximas à Terra e isso poderá proporcionar melhores oportunidades para a próxima geração e para a exploração robótica”, disse Lindley Johnson executivo do Programa de Observação de Objetos Próximos da Terra, da NASA. A descoberta também relatou a composição desses asteróides. A maioria é brilhante e é composta de pedras, granito ou metal. Essa informação é importante para avaliar o grau de risco que os objetos podem oferecer à Terra. A composição do corpo determina a rapidez com que ele queimaria dentro da nossa atmosfera, caso ocorresse um choque. 

 Fonte:Nasa

terça-feira, 22 de maio de 2012

Até onde a Lua influencia a nossa vida?

A Lua (do Latim “Luna”) é o único satélite natural da Terra, situando-se a cerca de 384.000 km do nosso planeta. Segundo a última contagem, existem mais de 150 luas no nosso sistema solar: Netuno é cercado por 13 delas, Urano por 27,Saturno tem 60 e Júpiter é o que tem o maior número: possui 63 luas.Com mais de 1/4 do tamanho da Terra e 1/6 de sua gravidade, é o único corpo celeste que já foi visitado por seres humanos. A Lua não tem atmosfera e apresenta, embora muito escassa, água no estado sólido (em forma de cristais de gelo). Não tendo atmosfera, lá não existe erosão e a superfície mantém-se intacta há milhões de anos. É afetada apenas pelas colisões com meteoritos. É a principal responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra. 
As tradições populares falam de inúmeras influências da Lua em nossas vidas. Por exemplo, dizem que: 


- A madeira cortada depois da Lua Cheia, seca depressa e dá boa lenha, ao passo que, cortada depois da Lua Nova, não seca tão rapidamente, mas é mais durável e presta-se para os trabalhos de carpintaria e marcenaria. 


- Quando se deseja começar uma coisa nova que deve durar muito tempo, essa coisa deve ser feita quando a Lua estiver num signo astrológico fixo, isto é, em: Touro, Leão, Escorpião ou Aquário.

- Querendo acabar logo uma tarefa, deve-se começá-la quando a Lua estiver num signo cardinal, isto é, em Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio. 

- Querendo que qualquer ação ou negócio dê resultados positivos mas fique em segredo, deve-se realizá-lo 8 horas antes ou 8 horas depois da Lua Nova. 

- Pelo contrário, querendo que o trabalho ou ato seja divulgado, conhecido, comentado e muito falado, deve-se empreendê-lo 8 horas depois da Lua Cheia. 

- Viagens importantes devem ser iniciadas quando a Lua estiver em Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio. 

- Para obter flores belas e bonitas e bons frutos, as sementes ou as mudas devem ser plantadas quando a Lua estiver no signo de Libra e se achar entre a Lua Nova e o Quarto – Crescente. Tudo o que dá fruto acima da terra deve ser plantado nos dias que vão desde as 24 horas depois da Lua Nova até o dia da Lua Cheia. O que dá fruto embaixo da terra deve ser plantado na quinzena que vai desde as 24 horas depois da Lua Cheia até o dia da Lua Nova. 

- Pessoas fracas e doentes sentem mais intensamente a influência da Lua. Insônia, cansaço, dores, erupções, inchaços são mais fortes depois da Lua Nova, ao passo que são mais fracos na quinzena do Minguante. 

- As plantas curativas devem ser colhidas quando as hastes estão cheias de seiva, perto da Lua Cheia e, de preferência, durante a madrugada. 

 Então,você acredita nestas tradições? Bem, como dizem os espanhóis, ”Yo no creo em brujas, pero que las hay, las hay!” não é mesmo? 


Fonte: http://www.vocesabia.net

domingo, 20 de maio de 2012

O incrível pouso da coruja

Mark Johnson trabalha vendendo câmeras de alta definição e velocidade para a rede britânica BBC fazer seus documentários sobre a vida animal. E ele passou uma tarde para fazer seu próprio vídeo, de uma coruja pousando. O vídeo é de tirar o fôlego tamanha a nitidez que a câmera consegue captar o animal. 

Assista ao vídeo aqui e veja se estamos exagerando. 




 Fonte:Revista Galileu

sábado, 19 de maio de 2012

Ovo descoberto em meteorito poderia provar que existiu vida em Marte.

Há um par de dias Chandra Wickramasinghe, astrofísico e professor em duas universidades do Reino Unido, assegurou que um glóbulo rochoso de forma oval de nome Tissint é rico em carbono e oxigênio e, portanto, pode em algum momento permitir o surgimento de organismos viventes. A pedra em questão foi recolhida no deserto do Saara em um povoado marroquino homônimo em julho passado. Desde então as pesquisas determinaram, por uma parte, que a presença de ditos elementos químicos não é produto de uma contaminação terrestre e, por outro, que o objeto muito provavelmente se desprendeu de Marte quando foi golpeado por um asteróide há milhões de anos. 
"É impossível entender como partículas ricas em carbono de tamanhos e formas tão uniformes chegaram ao interior de uma matriz rochosa se não são relíquias de alguma espécie de alga", declarou Wickramasinghe.Quanto ao curioso perfil oval desta estrutura, Jamie Wallis, colega e colaborador de Wickramasinghe, diz que "as esferas são provavelmente restos de conchas de polissacarídeos que cercam as células do tipo de algas".Por outro lado este não seria o primeiro caso em que descobrem indícios de vida extraterrestre em restos de material rochoso marciano. E 2009 uma equipe da NASA disse ter fotografado organismos em um meteorito que atualmente é conservado no Museu de História Natural de Londres. 


 Fonte: http://www.thesun.co.uk

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Na natureza, quem é mais promiscuo,o macho ou a fêmea?

Bicho-pau
Existem machos muito possessivos e ciumentos, sobretudo a nível sexual. Por exemplo, o macho do bicho-pau é capaz de copular durante 10 semanas seguidas. Ao copular durante tanto tempo sem descanso, o inseto assegura-se de que sua fêmea não tente arranjar outros machos. Mas está para existir maior ciumento patológico que o esquilo de Idaho, ele não permite que sua parceira desapareça de sua vista e a segue por todas as partes. Sim, em geral os animais (incluindo os seres humanos), somos muito machistas. E se no mundo dos esquilos existissem os decotes, provavelmente as fêmeas seriam recriminadas se saíssem à rua com decotes muito pronunciados. Quando o besouro azul da serralha termina sua cópula, fica grudado na fêmea por pelo menos mais uns 10 minutos, permanecer em cima dela durante um longo tempo evita que a fêmea copule com outro. 
Esquilo de Idaho
Mas por que os machos são tão possessivos e ciumentos? Não deveria ser ao contrário? Afinal de contas, parece que são os machos os que se aproveitam de qualquer oportunidade para ser infiéis. No entanto, isso não é a norma na natureza: em geral as fêmeas da maioria de espécies são bem mais promíscuas que os machos, explica a bióloga Olivia Judson em seu livro Dr Tatiana's Sex Advice to All Creation: The Definitive Guide to the Evolutionary Biology of Sex.“É verdade que em umas poucas espécies, como a abelha da alfafa, as fêmeas mantém o mesmo parceiro por toda a vida. E em outras espécies os machos correm de fêmea em fêmea ou são tão veementes 'galinhas' que fornicam com qualquer coisa; as carpas douradas, por exemplo, às vezes morrem afogados pelo abraço amoroso de uma rã. Mas isto é uma regra geral? Não há o que falar!"Na década de 80, o desenvolvimento de técnicas mais sofisticadas de análise genética permitiram derrubar um mito cultural que se perpetuou durante séculos. Ao possibilitar aos cientistas determinar a verdadeira paternidade da descendência, descobriu-se com surpresa que, desde os bichos-pau até os chimpanzés, as fêmeas quase nunca são fiéis e aproveitam qualquer oportunidade para pular a cerca e copular com outros machos. 
Mas que vantagens obtêm as fêmeas com este comportamento promíscuo? De novo Judson assinala:- "Tanto as fêmeas dos coelhos como as dos cães-da-pradaria-de-cauda-curta apresentam taxas de concepção mais elevadas se acasalam com vários machos. A fêmea do lagarto põe mais ovos quantos mais amantes tenha. A fêmea da castanheta listrada, um peixe de aspecto pálido que habita os arrecifes de coral, consegue fecundar uma maior quantidade de ovos se desova com um grupo de machos que com um só. Estas descobertas provocaram uma reavaliação do papel da conduta de machos e fêmeas fazendo com que se necessite fazer novas pesquisas".



Fonte: NDIG

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Cientista volta atrás em suas previsões alarmistas sobre o aquecimento global

Inglês do condado de Hertfordshire, o médico e ambientalista James Lovelock, 92 anos, conhecido pela hipótese Gaia – que postula que a biosfera é uma entidade autorreguladora com capacidade de manter o planeta saudável – e por ter previsto o fim do mundo a partir da mudança climática, volta atrás.Segundo ele, suas próprias projeções foram alarmistas. Contudo, cientistas que compartilham das ideias do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) correram ao auxílio de suas ideologias, ressaltando que a afirmação de Lovelock não nega a realidade do aquecimento global e que suas previsões eram baseadas em alguns mal entendidos científicos gerais sobre o aquecimento do planeta.
“O clima está fazendo mais um de seus joguinhos usuais”, conta Lovelock. “Não tem nada muito diferente, fora do normal acontecendo”. Para entender a repercussão da afirmação de Lovelock, basta avaliar suas antigas previsões, como a feita em uma coluna do diário inglês The Independent, em 2006. “Antes do fim desse século, bilhões de nós morrerão e os poucos que sobreviverem estarão no Ártico, onde o clima permanecerá tolerável”, escreveu o cientista inglês. Ainda estamos por aqui, certo? Devemos acabar de vez com esta estória de aquecimento global, chega desta mentira!!Vamos sim nos preparar  para uma nova era glacial, muito mais perigosa e real. 


Fonte: http://www.livescience.com

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Veja o nascimento de um iceberg

Cientistas da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) tiveram a sorte de estar no lugar certo e no momento certo para capturar imagens impressionantes do nascimento de uma geleira. Eles sobrevoavam a Antártica, quando encontraram o que parecia ser uma rachadura no gelo, com 80 metros de largura, 60 metros de profundidade e 29 quilômetros de extensão. Agora, a NASA divulga animação 3D que mostra a rachadura mais de perto. A fenda ocorreu em uma das maiores geleiras da Antártica, a Pine Island Glacier (PIG, na sigla em inglês). Os cientistas ianques acreditam que a rachadura vai se expandir e dar origem a um iceberg que pode ter até 900 quilômetros quadrados. 

Assista ao vídeo aqui

 Fonte: http://www.livescience.com

terça-feira, 15 de maio de 2012

Cientistas afirmam que os macacos vieram do homem

Eles têm mais genes em comum com você do que com um gorila, por exemplo. A diferença entre a composição do nosso DNA e a do DNA deles é de 1,6%, enquanto do deles para o dos gorilas fica em 2,6%. Parece pouco, mas significa muito: nós somos parentes mais próximos dos chimpanzés do que eles são de qualquer macaco. 
A semelhança genética é tamanha que nem seria um absurdo tão grande dizer que o Homo sapiens é só mais um tipo de chimpanzé - tanto que Jared Diamond, um dos pesquisadores mais influentes de hoje, disse exatamente isso: que somos "o terceiro chimpanzé". Os outros seriam o próprio Pan troglodytes - nome científico desse nosso irmão arbóreo - e o bonobo, primo bem próximo do Pan troglodites (e nosso também). E isso é só o começo do que as pesquisas mais recentes têm a dizer sobre os chimpanzés. 

Eles "vieram do homem" 

Pense no seu avô. Agora no pai do seu avô. Agora no pai dele. Esse sujeito que provavelmente viveu no século 19 é o seu 3º avô. Seu 250 000º avô, por essa linha de raciocínio temporal, pisou na Terra há 6 milhões de anos. Entre os tata(...)tataranetos desse cidadão está você, o resto da humanidade e todos os 200 mil chimpanzés vivos. E o mais interessante: esse ancestral comum era mais "humano" do que chimpanzé, o que permite afirmar, com certa licença poética, que "eles vieram do homem". 
Ardipithecus ramidus
Não conhecemos fósseis desse ancestral, mas alguns cientistas estimam que ele era parecido com este hominídeo aqui, o Ardipithecus ramidus, de 4,4 milhões de anos. Sim, ele tem "cara de macaco", mas há detalhes bem humanos ali: primeiro, ele era bípede, enquanto os chimpanzés são quadrúpedes; segundo, os dentes caninos não são longos e afiados como o dos chimpanzés, mas gentis como os nossos. Ou seja: os chimpanzés são só uma versão especializada do nosso ancestral comum com eles - especializada em viver nas árvores e em matar com mais eficiência. 


 Fonte: http://super.abril.com.br

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Invento promete volta ao mundo em apenas 6 horas

Imagina pegar o trem no Brasil e descer para trabalhar em Nova York em pouco mais de uma hora de viagem? Uma empresa norte-americana já está trabalhando para que isso seja possível usando um sofisticado sistema de transporte em tubos a vácuo. A tecnologia, chamada de ETT, envolve cápsulas a vácuo que, por dispensarem o atrito com o ar e com outros materiais, conseguem viajar em velocidades de até 6.500 Km/h usando menos energia que os sistemas de transporte convencionais. Tamanha potência seria capaz de levar os passageiros a uma completa volta ao mundo em apenas 6 horas. Os designers do projeto afirmaram ainda que o sistema seria mais barato para construir. 
Para sair do papel, os custos necessários seriam apenas um quarto do dinheiro necessário para a construção de estradas convencionais e um décimo da construção de ferrovias. Isso porque os veículos seriam extremamente leves, necessitando de pouco material para serem produzidos. As cápsulas - com tamanho semelhante a um carro de médio porte – pesariam apenas 183 kg e poderiam transportar até 6 pessoas ou 367 kg de carga; Um passeio virtual em 3D do sistema foi previsto para ser lançado no ano passado, mas ainda não se materializou. Apesar da alta velocidade, os responsáveis pelo projeto afirmam que os passageiros não sofreriam qualquer problema, embora a física por trás disso não tenha sido ainda completamente esclarecida. De qualquer maneira, a empresa já conta com investidores chineses interessados na construção desse método revolucionário de transporte público, mas continua buscando por maiores patrocínios. 

Clique aqui para ver o vídeo:

 Fonte: http://www.dailymail.co.uk

domingo, 13 de maio de 2012

Vídeo mostra criatura misteriosa que foi encontrada no fundo do mar

Recentemente uma estranha criatura foi registrada pelas câmeras subterrâneas da Petrobrás. O objeto misterioso deixou os espectadores intrigados e diversas suposições foram feitas. A ideia de uma água-viva parece fazer sentido, mas é possível ver os órgãos e apêndices da criatura e essas partes não compõem as água-vivas. 
Outra hipótese é que seja uma placenta de baleia, mas as marcas hexagonais no tecido não são comuns. Alguns ainda disseram que poderia ser uma rede de pesca, mas a criatura parece ter movimento próprio. Se for uma água-viva, pode ser do tipo Stygiomedusa Gigantea. Esta medusa pode chegar até seis metros de comprimento e só foi vista 114 vezes, em 110 anos. Por isso, cientistas ainda não possuem um conhecimento mais profundo sobre ela, mas garantem que os órgãos e apêndices não fazem parte do animal. 
Outra sugestão é a Deepstaria Enigmática tipo de água-viva ainda pouco estudada, mas conhecida por ser do tipo incolor. Uma característica dessa espécie é o estômago marrom e as descrições dizem que as passagens do estômago são gumes irregulares, que parecem formar uma rede. Isso explicaria as marcas na criatura, mas novamente não há explicações para as vísceras. No vídeo, publicado dia 27 de abril sem legendas ou comentários do usuário, é possível ver o animal em movimento e os detalhes de suas partes.

Clique aqui para ver o vídeo.


Fonte:http://www.dailymail.co.uk

sábado, 12 de maio de 2012

Incrível, vídeo da NASA mostra o lado escuro da Lua

A NASA enviou seus dois satélites gêmeos GRAIL até a órbita da Lua para mostrar imagens inéditas. Pela primeira vez, foi possível capturar um vídeo do “lado escuro da Lua” – também conhecido como "lado negro" ou "lado oculto". Trata-se da face lunar que não pode ser vista a partir da Terra – devido ao fato de os movimentos de rotação e translação do satélite respeitarem os mesmos intervalos de tempo.Atingida por um incontável número de asteroides e outros corpos celestes, o lado oculto é muito acidentado – até mais do que a face que conseguimos enxergar da Terra. 
Astronautas e cosmonautas já haviam tirado fotografias da região, mas esta é a primeira vez que um vídeo consegue ser gravado para mostrar a face negra da Lua. Para alguns astrônomos, apesar de ser conhecido como o "lado escuro", esta face lunar recebe luz do sol quando está na fase Nova. Por essa razão, é mais correto chamá-la de "lado oculto".

Clique aqui para ver o vídeo


sexta-feira, 11 de maio de 2012

Será que estamos preparados para o primeiro encontro com um extraterrestre?

De acordo com a crença difundida pela série Star Trek, o primeiro encontro com uma criatura extraterrestre deve ocorrer em abril de 2063, ou seja, dentro de 51 anos. Mas será que esse evento realmente ocorrerá algum dia?Segundo Marc Kaufman, um jornalista que escreve sobre ciências para o jornal Washington Post, este encontro será inevitável. Enquanto muitos acreditam que não existe vida em outros planetas — afinal, se há tanta vida assim “lá fora”, como é que ninguém nunca veio nos fazer uma visita?,o jornalista defende a ideia de que o Universo é tão vasto e o número de exoplanetas é tão imenso que seria ilógico afirmar que estamos sozinhos no cosmos.E mais: Kaufman não acredita que, caso exista vida extraterrestre, esta se trate apenas de vida microbiana. Para o jornalista, se pensarmos em quanto tempo faz que nos tornamos uma sociedade tecnologicamente avançada, em termos de tempo cosmológico, isso seria o equivalente a praticamente nada. Além disso, se existem planetas habitáveis e vida microbiana, o que impede que algumas dessas formas evoluam, assim como ocorreu aqui na Terra? 
Quase diariamente são descobertos novos planetas fora do nosso sistema solar, e a astrobiologia também tem feito muitos progressos ao descobrir novos ecossistemas fora da Terra. Kaufman afirma que quase todos os cientistas acreditam na possibilidade de que exista vida extraterrestre inteligente, e que simplesmente não a encontramos ainda por não termos tecnologia suficiente para isso. Além disso, mesmo que a NASA não possa enviar tantas missões para estudar o cosmos depois dos cortes orçamentários previstos, existem inúmeras instituições e universidades trabalhando em cosmologia, astroquímica e vida sintética, o que sugere que os cientistas acreditam que estão muito perto de alcançar algo importante. 
E como será a nossa reação quando ocorrer o primeiro encontro?Segundo Kaufman, provavelmente as pessoas se darão conta da imensidão do universo, fato que virá acompanhado de muito assombro e medo. Contudo, apesar do que muitos acreditam — Stephen Hawking, por exemplo, acha que é preciso evitar os alienígenas —, o jornalista pensa que uma visita seria bem-vinda. Seja em busca de anjos, deuses ou naves espaciais, os seres humanos, através dos tempos, sempre olharam para o céu e indagaram se realmente estão sozinhos no universo. E você, leitor, o que acha? 


 Fonte: http://www.tecmundo.com.br

quinta-feira, 10 de maio de 2012

As coisas mais bizarras que já caíram do céu

Se você pensa que é apenas água que cai do céu, está mais que enganado! Durante toda história da humanidade relatos curiosíssimos foram registrados por pessoas que viram e até experimentaram coisas que caíram do céu. Confira algumas: Em 1876 um pedaço de carne de quase dez centímetros caiu dos céus da cidade de Olympian Springs, em Kentucky, nos Estados Unidos. De acordo com o Louisville Commercial, "Dois cavalheiros, que provaram a carne, expressaram a opinião de que era ou de carneiro ou carne de veado." Um cientista da Sociedade Micoscópica da Grã-Bretanha, teorizou que urubus haviam se alimentado de cavalos mortos, voado sobre a cidade e depois vomitaram os fragmentos. 
Em junho de 1997, um homem que pescava ao longo da costa das Ilhas Malvinas bateu e ficou inconsciente por dois dias depois que uma lula congelada caiu em sua cabeça. Como a lula chegou lá, ninguém sabe. Em 2008 um andarilho escocês tropeçou em uma pilha enorme de geléia de uma cor clara. Depois que ele contou seu relato na rádio BBC, vários outros ouvintes ligaram contando terem visto a mesma coisa e enviaram fotos da “geléia” encontrada em diversos pontos do país. Muitos especularam que pássaros teriam comido sapos ou rãs e regurgitado os ovários tóxicos. Cientistas do Instituto de Pesquisas do Uso da Terra de Macaulay, no Reino Unido, fizeram o teste de DNA com a substância e os exames foram inconclusivos. 
Uma chuva de sapos, girinos e peixes, atormentou a prefeitura de Ishikawa, no Japão, em 2009. Para cientistas a hipótese é de que o fenômeno foi causado por fortes tornados de água que acontecem sazonalmente, que teriam sugado esses animais e os arremessado em terra depois de desfeitos. Em janeiro deste ano um homem em Dosert, Inglaterra, encontrou cerca de vinte esferas azuis translúcidas e gelatinosas com aproximadamente três centímetros, espalhados em seu quintal. Cientistas da Universidade de Bournemouth especularam que as esferas seriam ovos de criaturas marinhas. Mais tarde descobriu-se que eram feitas de poliacrilato de sódio, substância usada em jardins e fraldas para absorver água. 

 Fonte:http://www.popsci.com - 
 http://revistagalileu.globo.com

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Como seria se nós enxergássemos como uma águia?

Você já se perguntou até onde sua visão consegue ir? Do alto de uma montanha, em uma noite escura, você enxergaria a chama de uma vela a 48 quilômetros de distância. Surpreendentemente longe, não? Mas e se seus olhos tivessem a mesma capacidade que os de uma águia? Bem, talvez você ficasse envergonhado com seus meros 48 quilômetros... Vamos lá. O primeiro exemplo: nossos olhos ficariam 30º mais distantes do centro de nosso rosto, o que representaria nada mais nada menos que quase o dobro de campo de visão que nós já temos. De 180º, passaria para 340º: o suficiente para enxergar atrás de nossos corpos. Com isso, provavelmente ficaríamos girando nossa cabeça o tempo todo, já que perceberíamos muito mais coisas de uma só vez. 
Nossas atividades diárias não seriam transformadas com a super visão. Achar a caixa de leite dentro da geladeira continuaria levando mais ou menos o mesmo tempo de sempre - o que mudaria seria a chamada visão de longe. Em linhas gerais, o olho de uma águia é de quatro a cinco vezes mais potente que o nosso. Essa característica é peculiar à animais de caça, que dependem estritamente de sua visão para conseguir o pão de cada dia. Existem duas diferenças principais entre nossos olhos e os dá águia. Em primeiro lugar, as retinas delas possuem muito células detectoras de luz, o que as confere uma espécie de visão em HD, repleta de detalhes. A segunda característica é a profundidade da fóvea das águias. É nessa região que se forma a imagem que será transmitida ao cérebro. Enquanto a nossa fóvea tem a forma parecida com o de uma bacia, a da águia é mais profunda e convexa . Esse formato faz com que seus olhos funcionem como uma lente teleobjetiva, o mesmo tipo utilizado por fotógrafos para tirarem fotos de muito longe. 
Do décimo andar de um prédio, por exemplo, enxergaríamos uma formiga rastejando no chão. Em um estádio de futebol, seria possível perceber a expressão de cada jogador, mesmo no local mais alto da arquibancada. A percepção de cores das águias também é altamente superior à nossa. Além de distinguir com muito mais clareza as diferentes nuances das cores, elas enxergam luz ultravioleta, recurso necessário para flagrar, lá do alto, o rastro de urina de pequenas presas. Apesar dessa característica em especial ser mais nojenta do que útil, pelo menos para os humanos, cientistas estão trabalhando para que nossa visão, um dia, chegue literalmente mais perto da águia. 


Fonte:http://www.lifeslittlemysteries.com

terça-feira, 8 de maio de 2012

Vídeo incrível da Physalia physalis (caravela-portuguesa) a assassina dos oceanos

A caravela-portuguesa (Physalia physalis), também conhecida como garrafa-azul, é uma colônia de animais do grupo dos cnidários. Tem tentáculos cheios de células urticantes, e aparece nas águas de todas as regiões tropicais dos oceanos. A caravela-portuguesa não tem movimento próprio - flutua à superfície das águas, empurrada pelo vento,com os seus tentáculos por baixo, sempre prontos a envolver um peixe para a sua alimentação. Os seus tentáculos podem chegar a alguns metros, mas ela mesma mede em media 30 cm. 

 Clique aqui para ver o vídeo do desta assassina do mar

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Incrível, jovem russo tinha uma árvore crescendo dentro de seu pulmão

Lembra de sua avó o avisando para não engolir a semente da fruta “se não vai nascer uma árvore dentro de você”? Talvez ela não estivesse tão errada assim.Alguns cirurgiões russos estavam realizando uma cirurgia, que eles pensavam ser a remoção de um tumor, quando encontram uma árvore crescendo no pulmão do paciente. A incrível descoberta foi feita durante a cirurgia de Artyon Sidorkin, um jovem de 28 anos, que pensava ter um tumor grave em seus pulmões. Como ele sentia muita dor e, quando tossia, cuspia sangue, os médicos ficaram convencidos de que se tratava de câncer.“Nós tínhamos cem por cento de certeza” afirma Vladmir Kamashev, um dos cirurgiões. 
“Eu havia visto centenas de casos similares antes, então decidimos não perder tempo e ir direto para a cirurgia”. Antes de remover parte do pulmão de Sidorkin, um assustado Kamashev notou que o tumor parecia-se com um broto de pinheiro – com espinhos e tudo. “Pensei que estava alucinando” declarou o médico.A equipe, que diz que o galho era muito grande para ter sido simplesmente engolido, e acredita que uma semente foi inalada por Sidorkin. A semente brotou e estava se desenvolvendo no pulmão do russo. “Era muito doloroso. Mas, para falar a verdade, não achei que fosse um objeto estranho crescendo dentro de mim. De qualquer forma, estou aliviado por não ser câncer” declarou o paciente.Isso mostra que sua avó não estava tão errada em se preocupar com aquelas sementes de melancia… Contanto que você não as inale, não precisa se preocupar. 


 Fonte: http://www.dailymail.co.uk